novembro 23, 2004

Importa-se de repetir?

Os políticos portugueses que aprovaram a pergunta do referendo sobre a Constituição para a Europa acabaram de se candidatar oficiosamente ao prémio igNobel da Literatura. Digo eu.
Tudo porque formularam uma pergunta que dá a volta ao estomâgo de qualquer Zé das Couves:
"Concorda com a Carta de Direitos Fundamentais, a regra das votações por maioria qualificada e o novo quadro institucional da União europeia, nos termos da Constituição para a Europa?"
Quando ouvi a notícia na Antena1 tive vontade de ligar para lá e dizer "importa-se de repetir? É que já não me lembro do início da pergunta...". Mas não foi preciso porque o Serviço Público (para o qual pagamos na factura da EDP a taxa de radiodifusão agora com o pomposo nome de contribuição para o audio-visual) fez o serviço de repetir a extensa pergunta.
A pergunta é um 3 em 1 e será que alguém não concorda com Direitos Fundamentais? É um convite directo e tendencioso ao sim! Felizmente há uma variante.
Se a pergunta passar na Constituição vamos ter a terceira barraca de referendo.
O bastaquesim aposta em 73,6% de abstenção com margem de erro de +- 5%, mesmo sem ter feito nenhuma sodagem oficial. Bem sei que é uma previsão optimista, diremos que é o limiar mínimo, pois ninguém vai ter tempo ou paciência para ler a proposta de Constituição para a Europa e a Hermínia do Tanque vai adormecer só por ter de ler a pergunta para poder votar.
Mais. Da participação 40% dos votos serão em branco ou nulos, 31,1% vão para o sim e 28,9% vão para o não.
Está tudo aqui na minha bola de cristal. comprei-a no refugo da Atlantis de Alcobaça.
Esperem. Estou a ver mais coisas: o Movimento para a Restauração do
Concelho de Canas de Senhorim
fará pela enésima vez fará boicote ao referendo porque ainda não foi elevada a concelho e continua rebaixada a freguesia.
Mais. Em breve terei um anúncio nos classificados do Correio da Manhã: "Professor Basatquesim, 23 anos de experiência, faz sondagens trancendentais à desdentada boca das urnas. resultados garantidos pelo qui-quadrado ou o SPSS de volta".
Infelizmente, pelo que vejo aqui na bola o Professor Mister Gay terá mais sucesso do que eu por que tem "ânus e ânus de experiência..."